domingo, 4 de outubro de 2009


A historia de duas Irmãs
“E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou numa aldeia, e certa mulher, por nome de Marta, recebeu em sua casa.” E tinha esta uma irmã, aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.
Marta, parem, andava distraída em muitos serviços””””...
Quando lemos a historia de marta e Maria, devemos admitir que nos afeiçoem, mais a marta. Sei que somos propensas a proclamar elogios a Maria em estudos bíblicos. Mais marta combina melhor com nossas tendências perfeccionistas.
Que mulher! Abre a sua casa para um grupo de treze homens famintos, talvez mais, que anfitriã ela não prepara uma panela improvisada de macarrão semi-pronto com queijo e salsichas, com as vezes costumamos fazer. Ela era a verdadeira mulher virtuosa descrita em provérbios 31; “ela era a rainha da cozinha” e o resto da casa também .
A historia de Lucas começa com Marta em seu momento de gloria, afinal, trata-se de Jesus. Ela rasga o cardápio comum do dia-a-dia, composto por sopa e pão, e resgata todos os livros de receita. Este.Isto decide ela, serra um banquete digno do Messias.
Tanta coisa pra fazer em tão pouco tempo. Ela deve se assegura que as peças da mesa e os guardanapos combinam , ou que seria mais adequado para a sobremesa. A mente de Marta esta tão ocupada quanto um quarto cheio de crianças o jardim de infância. Será que Jesus e sua seguidores passarão a noite aqui? Alguém deve trocar os lençóis e dobrar algumas toalhas.
“ Onde estar Maria? Alguém viu?” Ela pergunta a um servo apreçando-o .
Se Maria trocasse os lençóis, Marta poderia ver outros detalhes, pois marta era uma administradora extraordinária a casa inteira estar em alvoroço, agitada para receber o mestre mais famoso de seu tempo, provavelmente o próximo rei de Israel. Podemos ate enxergar a raiva de Marta ao olhar sua irmã preguiçosa sentada aos pés do mestre na sala de estar.
E muito simples com tanta coisa pra fazer,La estava sentada Maria,muito teimosa,participando de uma reunião somente para homens,e o pior parecia ignorar marta gesticulando do corredor. Marta tenta tossir,mas nada do que fazia era capaz de surtir efeito sobre sua Irmã . Maria só tinha olhos pra Jesus.
Já em seu limite,marta faz algo inédito .interrompe a reunião de Jesus,certa de que ele ficara do seu lado.afinal,o lugar da mulher e na cozinha.sua Irma Maria,deveria estar ajudando a preparar a refeição.marta percebe que há uma espada afiada em sua voz, mais Jesus vai compreender. Ele sabe mais do que ninguém o significado de carregar o peso do mundo.
È claro que você não encontrara tudo isso na bíblia. Lucas dedicou apenas 5 versículos para um acontecimento destinado a mudar a vida de Marta para sempre, e também a sua se você permiti que essa verdade fundamental penetre em seu coração. Vez de aplaudir Marta, Jesus gentilmente a repreendeu, dizendo-lhe que Maria havia escolhido “a boa parte “ ou seja” a melhor parte”.
Marta deve ter repetido sem acreditar.
Realmente, não há como dizer que uma estar certa e a outra errada. Somos todas diferentes e foi assim que deus nos criou . Cada personalidade e talento tem seus pontos fortes e SUS pontos fracos, sua glorias e tentações. Acho interessante que , quando Jesus corrigiu Marta, “ não disse por que você não pode ser mais parecida com sua irmã Maria? Ele sabia que Marta nunca seria igual a Maria e Maria nunca seria Marta.
Mais quando ambas estiverem diante da mesma escolha – de trabalhar ou de adorar – Jesus disse” Maria escolheu a melhor parte”.
Isto implica que a melhor parte estava disponível tanto para Marta como para Maria, e estar disponível para cada uma de nós independe da personalidade e talentos. È uma escolha que cada uma de nós pode fazer.
Tenho certeza de quando Jesus chegou de modo inesperado naquela tarde, Maria provavelmente começou a servi as visitas, como de costume.
Mais quando viu Jesus se perguntou,será que é o Messias sobre quem as pessoa falavam? Será esse de fato o filho de Deus, que estar na minha sala de Jantar? Maria nunca tinha ouvido alguém falar como ele, havia um magnetismo nas sua palavras, como se contivessem fôlego e vida – coisas que Maria desconheciam necessitar ate aquele dia. Ela se move lentamente para chegar mais perto e ficar em um canto escuro ouvindo Jesus, Maria sabe que a muito a fazer, mais é incapaz de se mover – Há não ser para chegar mais perto.
Não é costume uma mulher se sentar com um grupo de homens, mais as palavras de Jesus á a colheram.
A pesar de natural discrição, ela se move gradualmente ate se ajoelhar aos pés de Jesus, o ensino de Jesus a envolve, revelando a verdade ao seu coração faminto. A bíblia não deixa claro se essa foi ou não a primeira visita aquela casa em Betânia. A franqueza de Marta parecem uma familiaridade previa, mais , seja qual for o caso, nesse dia Maria escolheu ouvir outra pessoa servindo , para que pudesse ouvir um pouco. Não é todo dia que Deus nos visita em casa. Então ela ignora a tradição, quebra a etiqueta social e chega mais perto possível de Jesus Não tem importância que seu gesto não poderia ser mal interpretada, não se importa com os olhares estranhos dos discípulos. Estar atraída pelo chamado do mestre.
Talvez você esteja pensando: parte de mim é Maria. Quero adorar com fervo, desejo sentar-me aos seus pés, mais parte de mim é Marta – e a tanta coisa para fazer! Tantas necessidades legitimas me cercam me impulsionando ao trabalho e ás preocupações. Ouço o chamado de Deus para orar e busca – lo , e eu respondo “ Sim, Senhor. Eu irei”
Mais então o telefone toca e me lembro de algo que tenho que fazer. Der repente, todas as minhas boas intenções de adorar desaparecem .
Vivemos em tenção constante entre o urgente e o importante. O problema é que, muitas tarefas importantes não precisam ser feitas hoje, ou mesmo essa semana . horas extras de orações e de estudos bíblicos podem esperar, mais as tarefas requerem uma resposta imediata .
As 24 horas distribuídas por cada dia raramente não são suficiente para o cumprimento de todas as obrigações, temos uma casa para administrar, um marido para amar, crianças para cuidar e um cão para alimentar, temos compromissos na igreja e ainda horários para cumprir no trabalho. Então, onde encontramos tempo para seguir Maria ate os pés de Jesus? Onde encontramos energia para servi o senhor?
Como escolhemos a melhor parte e ainda conseguimos fazer tudo o que realmente tem que ser feito?
Jesus é nosso exemplo supremo nunca estava apressado, sabia quem era e para onde ia, não se tornou refém das preocupações, obrigações e necessidades afoitas desse mundo. Apenas faço por que o pai me enviou a “fazer”, Jesus disse aos seus discípulos. Alguém disse que Jesus saia de um lugar de oração para o outro e fazia milagres nesses intervalos.
Como é incrível estar em sintonia com Deus de modo que nenhuma ação é desperdiçada e nenhuma palavra cai por terra!
Esta é a intimidade que Jesus nos convida a compartilha assim como acolheu Maria para se sentar aos seus pés na sala de estar e convidou Marta para deixar a cozinha por um instante e gozar da melhor parte, Jesus nos chama para vir.
, Atendendo ao seu convite, encontramos a chave para nossos anseios, o segredo de viver alem das pressões diárias, que por sua vez tentam nós afastarem de Deus com força. À medida que aprendemos o significado de escolher a melhor parte da intimidade com cristo, inicia-se uma mudança em nós e não se trata de uma mudança qualquer. O salvado nós aceita da maneira que somos – Maria, Marta ou a combinação de ambas- mais nos ama de mais para permiti que continuemos assim, ele é o único que pode nós dar um coração de Maria em um mundo de Marta.
Quando estamos ligado a presença de Deus ate lavar os pratos se torna um ato de adoração. Os momentos de nossas vidas, ate os mais cotidianos, se tornam brilhantes com Deus . No momento em que Jesus repreendeu marta, lembre-se, não estava repreendendo seu ato, mais sua postura. Ele acusou Marta, não por seu serviço amoroso e cuidadoso mais por permiti que o trabalho a irritasse, a agitasse e a absorvesse”
O trabalho sem espiritualidade é exaustivo e desanimado. Da mesma forma, a espiritualidade sem o trabalho é infrutífera e egoísta. Precisamos unir esses dois fatores e fazer tudo “como para o senhor”
Quando agimos assim, algo maravilhoso acontece com nosso trabalho na cozinha. As pias se tornam um altar. Os esfregões limpam o lugar Santo. As tarefas domesticas diárias, que costumavam nos incomodar o nos esgotar, tornam-se oportunidades para expressarmos nossa gratidão.


fiquem na fé!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário